sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Porquê | porque | por quê | por que - Vamos Aprender a Usar

Marcelo Mário de Melo

A Cidade dos Porquês
tem rua e tem beco estreito
tem viaduto tem ponte
tem carroça e carro-leito
tem sinal de proibido
e manha de todo jeito

Quem quiser andar por ela
sem erro e sem embaraço
vai precisar conhecê-la
em todo seu amplo espaço.
Nas subidas e descidas
e pedaço por pedaço.

E dessa cidade agora
vamos falar com firmeza
esclarecendo as questões
pondo os problemas na mesa.
Que a musa Dona Escrita
me ajude na proeza.

A gente lê uma história
Porque gosta da leitura.
O leitor mais rigoroso
quer o Porquê da feitura:
Foi publicado Por quê?
Por que é literatura?

São muitos Por muitos Que
unidos e separados
perguntando e afirmando
sem acento e acentuados
deixando até professores
inseguros e enrolados.

Foi vendo a confusão
entre adulto e criança
pessoas pouco letradas
gente de muita letrança
que eu decidi também
participar dessa dança.

Já vi tanta explicação
escrita sobre este tema
que achei melhor conversar
sob a forma de poema
com José e e Ivanildo
com Maria e Iracema.

No início da conversa
em quatro formas se vê
o porquezar de um texto
que se escreve ou que se lê.
E cada uma das quatro
vou explicar a você.

Por e Que agarradinhos
um casal de namorados
de mãos dadas pela rua
passeando bem grudados
têm sua função na frase
nos momentos adequados.

Mas eles dois separados
caminhando nas calçadas
têm um papel diferente
dos que andam de mãos dadas.
Quem não vê a diferença
pode entrar em trapalhadas.

Separados ou emendados
Por e Que olhando o céu
podem cobrir a cabeça
ou mesmo deixá-la ao léu:
o acento circunflexo
vale aqui como chapéu.

Geralmente na pergunta
Por e Que vêm separados.
E quando a gente afirma
os dois ficam emendados.
Na maioria dos casos
eles assim são usados.

Por que foi que você foi?
- perguntou o pai zangado.
Fui Porque me deu vontade
- disse o menino virado.
Nestes exemplos se vê
o caso bem demonstrado.

Mas há também um Por que
separado e afirmativo
quando a gente está tratando
de razão causa ou motivo.
Esse caso especial
agora eu passo no crivo.

Se a expressão por que
trocada por pela qual
couber direito na frase
mantendo o sentido igual
manda escrever separado
a regra gramatical.

Esse Por Que separado
e firme no afirmativo
é usado neste caso
aprenda em definitivo:
é quando o que tem função
de pronome relativo.

A razão Por que se faz
repito mais explicado:
valendo por pela qual
escreve-se separado
pois pronome relativo
não gosta de agarrado.

Há outro caso exigente
para quem escreve e lê.
Vale em pergunta e resposta
para mim para você.
E quem prestar atenção
vai entender o Porquê.

Você acabou de ler
o Por e o Que emendados
e além disso também
muito bem acentuados.
Os porquês desta questão
vamos deixar aclarados.

Eu quero saber a causa.
quero entender o porquê
o porquê desta questão
me diga você que lê.
Tudo na vida se entende
através do seu porquê.

Nas frases ditas acima
eu procurei aguçar
sua sensibilidade
num caso do porquezar.
Dei voltas e repeti.
agora vou explicar.

Sempre quando o Por e o Que
juntam-se assim desse jeito
questionando os Porquês
do problema ou do conceito
são escritos emendados
e acentuados direito.

Você exige o motivo
ou quer saber da razão
ou precisa do porquê
sobre um assunto ou questão.
Tudo é a mesma coisa
só mudando a expressão

Nesse caso não vacile:
use o Porquê pegado
com acento circunflexo
pra completar o traçado
deixando correr a bola
bem tranqüila no gramado

Temos as nossas perguntas
temos os nossos porquês:
havendo este sentido
sem mas-mas e sem talvez
coloque o Porquê pegado
(e com acento) outra vez.

Mas use o porquê pegado
e sem acentuação
sempre que houver uma hipótese
dentro da interrogação:
“Não falou porque não viu?”
“Ou porque quis ser durão?”

Reveja bem este caso
que acabei e explicar
porque se não fizer isto
você vai se complicar.
Vai rever porque falei?
Ou porque quer avançar?

Há várias formas distintas
de se porquezar um texto.
E se usa cada uma
dependendo do contexto.
Eu expliquei direitinho
botando a tampa no cesto.

Agora cabe a você
desenrolar o traçado
tirando as travas da escrita
deixando o texto arrumado
porquezando pela vida
com acerto e confiado.

Me dando por satisfeito
Após tudo o que falei
Ressaltando com poesia
Como o Por e o Que têm lei
Espero ter ajudado
Leitor e aluno enrolado.
O assunto eu encerrei.

Mas me desculpem Porque
Ainda tem sobrenome
Ralando os Porquês da rima
Insistindo aqui em cima
Olhando o papel com fome.

Da razão Por Que insiste
Eu nem pergunto: Por Quê?

Me cansei de porquezar.
Entrego o caso a você.
Leia releia e descubra
O A o B e o C.

Nenhum comentário: